sábado, setembro 24, 2016

VINDIMA MMXVI


SE HÁ COISAS QUE NÃO SE PODEM PERDER
A VINDIMA DA QUINTA DO LÍRIO NÃO TEM NADA A TEMER
JUNTA-SE LOGO PELA MANHÃ A MELHOR RAPAZIADA
PORQUE JÁ SABE QUE ALI NÃO VAI FALTAR NADA…
O QUE MENOS HÁVERÁ ALI SERÁ TRABALHO
QUE AS UVAS ESTE ANO FORAM PARA O BALHO…
MAS…INDIFERENTE A TUDO ISSO
NÃO VAI FALTAR O BOM CHOURIÇO
QUE COMO É POR DEMAIS EVIDENTE
VAI TER ÓPTIMOS ACÓLITOS PARA DAR AO DENTE
E NÃO ESTOU SÓ A FALAR DE PÃO E VINHO
MAS POR EXEMPLO DE UMA EXCELSA SARAPILHEIRA
ALBARDADA EM OVO CASEIRO ASSIM À MANEIRA
COM BELO NACO DE LOMO DE CERDO  BEM ASSADO
COMO SE HABLA NA ESPANHA VIZINHA, AQUI AO LADO
AO QUE NINGUÉM PODE ESCAPAR, AI ISSO NÃO
É A UM BELO PRATO DE CALDO, MACIÇO, DE GRÃO
ONDE FLUTUAM FOLHAS DO VERNÁCULO AGRIÃO
NAS ÁGUAS LÍMPIDAS APANHADO E BEM LAVADO
NÃO FOSSE ALGUMA SANGUESSUGA A ELE AGARRADA…
PIMPÃO RECHONCHUDO HABILMENTE PESCADO
POR MAIM, AMIGO FIXE E MUITO ENGRAÇADO,
BEM FRITO E EM SOFÁ DE PIMENTO ACAMADO…
LOGO APARECERÁ  BEM POEJADO E ALHADO…
SEMPRE DISPONÍVEIS LÁ ESTARÃO OS ACHINCHADOS
PICANTES, CURTIDOS, JOVENS, VELHOS MACIOS OU DUROS
E, CLARO, NÃO PODIA ESCAPAR O REDONDO DE NALGUDO
PRONTO A SER CORTADO COM FACA MOCHA
QUE ALI NÃO SE QUER GENTE CHOCHA.
O CASQUEIRO SERÁ QUASE DE CERTEZA DE TERRA RAIANA
FATIADO POIS ENTÃO E DE ESPESSURA MEDIANA
PORQUE ALGUNS SÓ QUEREM CÔDEA, GULOSOS
E DEIXAM O MIOLO, CORTANDO DE RODA, OS MAFIOSOS…
SURPREENDENTE SERÁ A SALADA DO TOMATE VERDADEIRO
COLHIDO À HORA, DESCASCADO SEM PEVIDE POR INTEIRO
E LOGO MIGADO E COM INGREDIENTES DE PRIMEIRA
LOGO ALI SERÁ TEMPERADO PARA SER DEGUSTADO
UMA VERDE SALSA, COENTRO, ALHO E CEBOLA NOVA
EM DOSE MISTURADOS SERÃO CONVITE À PROVA
DE TAPA OLHOS BACOREIRO, GROSSEIRAMENTE CORTADO
E EM TRAVESSAS DE RARA BELEZA APRESENTADO
FALTA, CLARO ESTÁ , O QUE SERÁ O PRATO PRINCIPAL
EM TACHO FUMEGANTE, QUE SE DEVE COMER A FERVER
SAIRÁ DOS BICOS  QUE SE MANTIVERAM A ARDER
UNS SENSACIONAIS SUPORTES DE BESTA UNGULADA
QUE NOUTROS TEMPOS DE CANELO ERA CALÇADA
POR FERREIRO HABILIDOSO QUE LHE RASPAVA O CASCO
E LOGO, COM CRAVOS, AJUSTAVA O ARTEFACTO AO RASTO
OS ACOMPANHANTES SERÃO DO MELHOR QUE SE PRODUZ
NADA DE ENLATADOS, QUE ISSO EM NADA ME SEDUZ
GRAVANÇO RATINHO, DEMOLHADO E BEM COZIDO
EM CEBOLA FARTA, CHOURIÇA  E AZEITE BEM FERVIDO
MAIS TIRAS DE ENTREMADA BEM PUXADA PARA DAR SABOR
QUE ISTO É TUDO FEITO COM MUITO AMOR.
E AINDA O TUBÉRCULO BIOLÓGICO ALARANJADO
BEM RECHEADO DE NACOS DE TOUCINHO FEBRUDO FATIADO
LEVEMENTE PICANTE COMO MANDA A BOA COZINHA
PELO QUE NÃO HAVERÁ GRAVANZADA COMO ESTA MINHA
FALTA PARA COMPLETAR TODO ESTE ARSENAL
AQUELE TÃO VARIADO E SABOREADO CEREAL
ENVOLVIDO EM ROXA VERDURA FINAMENTE MIGADA
COLHIDA ALI MESMO EM HORTA RAZOAVELMENTE TRATADA.
QUEM QUISER MAIS QUE APAREÇA PARA O ANO

QUE NÃO PODEIS VIVER SEMPRE À CUSTA DO TOSCANO


Quinta do Lírio, 24 de Setembro de 2016



É sempre interessante revisitar:
2015
      2014
               2013
                     2012
                           2011
                                 2010
                                       2009
                                             2008
                                                   2007

8 comentários:

pratitamem... disse...

Ler Karraio e não comentar, era quase tão mortal, como velo e não lhe dar um abraço! há coisas que construímos e que mantemos, acima de nós. Digo eu, que assim sendo, me habituo a ser o intruso, primeiro comentador muitas vezes, nessa sensação pouco original de corromper, ou como dizem os brasileiros, de estragar o barato! Mas assim como assado, (ia dizer .. pois bem em qualquer dos casos..)mas arrepiei, lembrei-me de uma personagem... Dizia, assim como assado, tens que me gramar, muitas vezes, estragando o barato, por ventura de mais doutos comentadores, ou participantes mais autorizados! no entanto, sendo tu quem és, nada disso te diz nada, bem sei, por isso aqui me tens, nesta mais recente divagação, sobre o ser e o querer! O ser, acabei de o encher e o ter como sabes, depende do facto de também chegares pelo menos aos oitenta, e tal.. O Abraço de sempre...

pratitamem... disse...

Acho piada, ao vinho de 2014,luminous sign 2014, (se vem ai o Firme e Hirto, a pedir direitos de autor! quero ver..) Mas existe outro! Aquele vinho madeira 2014, tenho a percepção, que sendo muito áspero, fazia-me lembrar a beira interior, mas sem a mama e sem o papá LISBOA! um vinho duro que às vezes, lá longe de tudo, no meio do mar, tomado com sinceridade não ficava tão azedo, como parecia.. no pingo doce e sobretudo no continente!?.. falo disto agora porque, já provei a colheita de 2014 e a de 2016! E como toda a vida foi politico e vou ser, até ao resto minha vida, quer a Constituição queira (que quer), ou os politiquinhos não, (o futuro dirá da minha justiça), sendo então assim, politico, começou agora a verdadeira demagogia na madeira! quero dizer, o vinho dessa região, sabe agora ao vinho tratado, lá daquela adega onde o enólogo sabichão(politico), bota sulfitos á bruta e aquele falso aroma a madeira, que só faz mal e nada tem que ver com o verdadeiro aroma a lirios, esse sim original...
Foram já várias as tentativas, de atacar o velho, eu, como sabem alguns, estive lá o verão inteirinho, um dia ia na 4L, emprestada do meu cunhado, numa rua transversal, sem prioridade, no meu recente "abito" lisboeta, acelero, mas depois travo e vejo um velho, sozinho a conduzir um "peaugeot" de 2003, que me agradece a prioridade dele, concedida por mim... MORRA agora se isto é mentira... Goste-se ou não e eu detestava-o, porque era ainda mais inculto do que aquilo que agora sou!
Afinal já existiram políticos! Engenheiros é que NÃO!

pratitamem... disse...

As palavras e as nozes, pouco tem em comum, digo eu! não seja o facto, de porventura a Fátima, não a da padaria, mas a que lá trabalha, vir dizer, que eu disse que já disse que o Alberto era menos inteligente que eu! Quem era ainda mais inculto có que sôu era eu! Já uma vez, ouvi dizer não sei quê, não sei quê...E depois era EU!

pratitamem... disse...

Tenho saudades de sorrisos sóbrios e espontâneos, de sorrisos cúmplices! tenho saudades de mim... de quando era menos sabedor, da maldade do mundo, que nos faz ficar sempre de elmo romano na mão! e dos meus queridos amigos, com os seus elmos, que cada um talha á sua medida. Aquela coisa que o vitor sabe melhor explicar, a filosofia da vida...esta porra do caminho, já fui lá uma vez mas a porra das sombras, nunca quis perceber! nunca explicaram nada! tudo sempre transitório, como se isso, nós não descobrisse-mos, sem Sócrates conversar com Platão. Gostava era de saber, como que era possível estar ainda vivo, sem estar velho! Sentir-me socialista, como já me senti...sem tretas...sentir-me solidário como já me senti! Revolucionário, como já me senti! não ser hipócrita, por achar que sou isso tudo ainda e sempre! Que estupidez absoluta, que falta de honestidade intelectual, mentira! Só honestidade do eu! Grande dilema, fingir aquilo que já não sou, ou reconhecer que pouco tenho dos ideais de outrora. Nunca serei nada que não sinta, mormente, saber que o futuro não me reserva deslumbramento, calma, também sei que o Alberto, nunca foi flor que se cheire, nem venha a cheirar! Apenas que, as coisas se diluem no tempo, e nós ficamos mais alerta! tipo não queria falar lá do rapaz..mas havia aqui tanta gente á espera. Why! Querem saber vão lá! não foram já ao Gerês! lá longe onde só mandam os que lá estão... (da mesma seita), pronto já me perdi outra vez! fico irritado..Professor Vitor, será que me está a acontecer aquilo que aconteceu ao François Mitterrand, ou aquilo que aconteceu ao Freitas o Amaral! serei eu apenas uma maquina do tempo, ou ainda um rapaz com juízo! Serei sempre digno, do meu passado...

pratitamem disse...

Rapaz Luís! fazes bem, em deixar ferver essa luta interior que te assola... E este é também o teu lugar para esse tipo de combustão... Essa é uma luta terrível, não é grave porque estás bem acompanhado, não tenhas medo de ter feito essa tragédia da esquerda para a direita, mormente alguma objectividade cientifica que isso implique, a segurança da tua preocupação, resume de forma absoluta o teu ser! O medo de se perder a alma, cedo o aprendeste! Então estou seguro se me benzer? Claro! O meu sangue será sempre de esquerda, mesmo que a minha cara pareça de direita! Uff..É bom, poder traduzir aquilo que realmente nos importa!

pratitamem disse...

O preço que o Baságueda está a praticar pelos "liftings" ainda é o mesmo? Aquela promoção do "queres ser Marciano por um par de botas" ainda está em vigor? podem dar -me mais informação!

pratitamem disse...

Obrigado meus senhores, por esta deferência! Diz-me um grande amigo e colega, alentejano, que não aceitar o que é dado com vontade, é não querer o bem, e eu calei-me logo, quando me deu aqueles favos de mel, daquelas colmeias que tem com o irmão lá em Portalegre?! por ali... Contei-lhe uma vez, uma memória, daquelas que nos mantém vivos, que quando era pequenino e vivia em Pedrogão pequeno e vinha cá ao sitio onde farei energia pras estrelas, a minha velinha tinha umas tias, que viviam na Basagueda onde havia uns moinhos e uns canais de agua que corriam, cheios de peixinhos que nós sentíamos(eu e o vitor) pondo a mão na agua, chegados à casa era queijo fresco e favos de mel...Para mim essa recordação é o meu paraíso! Fica a informação, um dia escrevo sobre o assunto. Hoje agradeço este realce das opiniões, de um prescrito, não sou o único como sabeis, nessa exclusão absoluta com decreto do reino, no nosso caso, uma senhora com uma maminha de fora, onde quem deve proteger, não tem direito a um cargo de eleição pra ajudar a proteger e aconselhar e governar, ou a fazer o mesmo que até agora se fez! manipular, enganar, roubar!!! CLARO, sem o controle, sem a disciplina, sem o rigor, que sobre nós é exercido, apenas com a maminha de fora, com os olhos em mármore fechados é mais fácil... HIPÓCRITAS!!!
(se deus nosso senhor jesus Cristo, ou ele mesmo, me der a reforma vivo, a barraca abana!)

pratitamem disse...

2023! Caso ainda respires, Acredito! que a barraca possa abanar, assim aqueles em quem depositei todos os ovos, ainda não tenham Alzaimer...