domingo, abril 01, 2007

A NOSSA FALA - LXXXI - EU SEJA CEGUINHO

Hoje fiquei com a sensação que os agricultores xendros estão à frente do seu tempo, no que toca a métodos de produção. Sempre atentos às novidades tecnológicas aplicadas à arte de amanhar a terra e de tirar dela o que ela tem para dar, são exemplares na adopção de técnicas e instrumentos revolucionários, alguns deles só eventualmente generalizados daqui a alguns anos. Eis o que ainda hoje, em pleno adro, imediatamente antes da "missa dos ramos" eu ouvi:
- É verdade! - garantia "nosso Zéi" - a minha (mulher) já nem precisa de cardo para fazer os queijos. O mê genro arranjou-me um produto que se espalha no pasto onde as cabras rapam, que quando as vou ordenhar, o leite já vem coalhado. O problema é que só resulta com as cabras virgens, por isso é que lá pus uma aramada para as separar das outras.
- Ah! ôlha, o mê genro, atão, - atalha Xquim Moca -, trouxe-me ontem de Castelo Branco uma seringa especial para tirar o azeite directamente do toro das oliveiras. A gente espeta a agulha ali rentinho à base da árvore, a uma fundura de 3 dedos, e tira logo azeite. Eu ainda lhe disse, atão mas pr'a qu'arrai trazes isso agora, qu'o tempo da azeitona inda lá vem tão longe. E ele: estavam em promoção, catano, tinha de aproveitar. E eu: bom, atão fizeste bem.
- No v'estandem pr'aí a gabar - entra "nosso Fernando" - que vós no tendeis lá uma máquina c'má minha, que me trouxe o mê filho, de Lisboa. É assim a modos qu'um laboratório de mão, vem numa malinha, a gente leva aquilo pr'á vinha, mete lá uma folha de videira, e aquilo diz logo ali se a parreira está boa de saúde, a qualidade do vinho que vai a dar, a cor dele, inté a graduação.
- Hum! - desconfia o Mantarrota que assistia ao lado - e isso é mesmo assim?
- Mau! - vira-se "nosso Fernando" com cara séria - Ê seja ceguinho!

7 comentários:

Anónimo disse...

Os xendros, afinal, não são só receptivos às novidades e aos avanços tecnológicos, conforme demonstra a conversa dos compadres no adro da Igreja. Ao que parece, também gostam de acolher tradições, ainda que nunca o tenham sido. Foi bonita a Missa de Domingo de Ramos. Foi bonita a Procissão do Senhor dos Passos. E até teve a capacidade e a virtude de congregar esforços, unir vontades na realização de uma cerimónia que envolveu inumeros fregueses (entenda-se, residentes na freguesia) de Aldeia do Bispo. Esperemos que a adesão tenha sido motivada pela fé a não só pela curiosidade numa "tradição nova".
Veremos daqui a um ano.

Anónimo disse...

Eh pá! Vocês é que já se tinham ido embora do adro, quando veio o Zémentes com um candelabro do Séc. XVI acabadinho de tirar de um poço, lá para os lados da Raivosa, ainda com as velas todas acesas. Aquilo é que foi escorrer cera por aquelas valetas.

Anónimo disse...

O Almadodiabo podia ao menos dizer que só tinha uma vela acesa. Assim seria mais credível.

Boa Páscoa, companheiro de luta!

Anónimo disse...

Não teria sido antes uma candeia de azeite (azeite virgem)?

Páscoa feliz!

Quem primeiro desejar boas festas ganha as amêndoas.

Anónimo disse...

Venho aqui desejar uma boa pascoa e fazer publicidade ao mê blog:
www.inexslb.blogspot.com
(para quem ainda tem duvidas, sou a filha do lapatcheiro)
Um bem Hajam...e viva o Benfica

Anónimo disse...

cachopa só vou espreitar ao teu blog, pq o tê Pai é 1 "gaijo porrêro" e por causa do viva o Benfica (ranhosos...hoje perderam 3-2..qdo deviam ter ganho áqueles ceguinhos)...enfim!!! "ÉVI A NÁICE ÍSTER" QUÉ COMO QUEM DIZ TEM UMA BOA PÁSCOA

Anónimo disse...

Mai nada Karraio! Espero que o teu proximo Post nao demore muito. ( Desculpas pela gramatica, mas garanto que nao e da koia e esta porra de teclado Ingles? Americano? ou o raio co partam. )

Gostaria de fazer um reparo ao comentario do ilustre anonimo, no entanto so me ocorre, ^OIA^!