segunda-feira, agosto 07, 2006

A NOSSA FALA - LXIV - ALDEAGAR

Sempre as aldeias tiveram e têm um tontinho, ou mais, e espalha brasas que, em menos que leva a apagar um fósforo em dia de vendaval, difundem uma qualquer notícia, não raro, distorcida.
Mesmo que não sejam tontos (tarantas), algumas mulheres há que, em menos de uma ave-maria põem uma notícia do beco da ribeira ao cimo do ribeiro cimeiro e do bairro da padaria ao alto da lagariça. Exemplos mores dessa arte de espaventosa capacidade de comunicação foram Tecla e Pieres, por exemplo, ou Paca, velha Raposa ou Ilda do Vinagre. Eram bichas de rabiar em fogueira de S. João. O comandante bem dizia: " isto é má gado: às mulheres inda que lhe cortem metade da língua falam o dobro... deus deu-nos uma língua e duas orelhas, é para ouvir o dobro e falar metade". Filosofia de trazer por casa, mas funcional. Exemplos de tarantas lá temos o inefável Tonho, entretanto desaparecido, o Tramoço, Fainica, Feijão que não sendo espalha-brasas também aldeagavam quanto bastasse. Rosnavam ameaças, inventavam atoardas, ameaçavam-se fazendo o gesto mais revelador de pré-início de luta a sério: punho fechado por debaixo do queixo, ao mesmo tempo que, depois de traçarem um risco no chão:" se pisas o risco arrebento-te a alma!".
A Vontade de Poder, essa força que nos move a partir do mais básico de nós mesmos, em que o cérebro reptiliano avassala e subjuga todas as aprendizagens, sejam elas tradicionais ou pessoais, permitindo acções que até nos fazem, por vezes, gritar: "esta nem parece minha", a Vontade de Poder, queria eu dizer, impõe que fiquemos sempre por cima, que sejamos os vencedores, que ninguém nos ponha os pés no pescoço. Muito simples, como dizia um dos maiores vultos do pensamento ocidental, castrado na sua mensagem, só porque ousou ser diferente e não alinhar na NOMENKLATUR e no STABLISMENT, Nietzsche de seu apelido, é tempo, dizia ele, de sermos heróis e não humildes a ponto de nos confundirmos com cobardes. A moral tem que mudar, e essa, de aceitar, resignado, que o que se sofre neste mundo será corrigido no outro, é balela "com que o povo néscio se engana" no dizer do nosso inimitável zarolho.
A figura que hoje aqui vos trago era também zarolha, mas não por ter sido atingido por bala traiçoeira, antes porque um horrível cancro lhe foi comendo aos poucos o olho direito que ele trazia sempre tapado com uma lata. Por isso lhe chamavam o "olho de lata". Era o Mnel, da família dos alfáceas. Bom trabalhador com uma pronúncia muito "sui generis". Dele se conta que duma vez foi a Lisboa ao hospital de Oncologia, ali pertinho de Sete Rios a dar para Palhavã, a fim de fazer umas análises circuntanciais e relativas à sua moléstia: era triste e arrepiante ver a carne a desfazer-se, o que mais não seria sentir como Mnel sentia!!!; quando chega a sua vez de ser atendido as coisas passam-se mais ou menos assim:
- Onde foste ,Mnel?
-Fui às Lisboas, catapum, catapum, catapum, rio abaixo, ao hospital.
- O que foste fazer?
- Lá no Hospital disseram para eu mijar para um garrafo, mas eu enchi três, três garrafos; havia lá umas enfermeiras muita boas, tinham as mamas como as ratas pecarrichas, eram muita boas, anda cá ela!
enquanto foi e veio, logo as pombas correio da aldeia fizeram correr a notícia de que o Mnel se tinha apagado. E pior: inventaram a herança que ele havia de deixar.
A sobrinha que sempre o tratara e, por direito próprio, se tornaria a única herdeira é que não gostou da conversa e faz valer a sua Vontade de Poder:
-Ò varinas dum corno, o que andandendes praí a aldeagar? Invejosas de merda! se vós passásseis o que eu passo a tirar aquela trampa do olho do homem todos os dias até as tripas vos saíam por essa boca! Putas! Metei-vos na vossa vida! Se tivésseis tanto que fazer como eu, não andáveis para aí a dar ao lambarão, feitas bácoras dum corno. Sempre a aldeagar, sempre a aldeagar!O dia que mordêreis a língua haveis de morrer com o vosso próprio veneno!
Linguinha de trapos é que a alfácea não era. O certo é que o Mnel voltou e ainda durou um bom par de anos até que o mal lhe apanhou partes vitais do cérebro e acabou por o levar. Dores que o homem passou não se desejam nem ao pior dos inimigos.
O tempo é como a água: aquele tudo apaga e esta tudo lava, (menos a má língua), ambos correm, fluem e, embora fisicamente, ao contrário do que o velho SKOTEINÒS, Heraclito de Éfeso, dizia - que tu não te podes banhar duas vezes na mesma água dum rio - ou o que dá na mesma, - a história não se repete - verdade é que o eterno retorno anda aí e que que cada ano há uma Primavera, nova e diferente da anterior, é verdade, mas sempre Primavera, a deixar compreender Chatelêt:" em tudo o que permanece, algo está em mudança, e em tudo o que se altera algo há que sempre fica" Eu sou sempre eu mas sempre diferente de mim "- basta ver as fotos do B.I. .
Mas agora reparo eu!, Que diabo estou eu para aqui a aldeagar!?
Ficai-vos com um
XI GGGGGRRRRRRRRAAAAAAANNNNNNNNNNDDDDDDDDDDDDEEEEEEEEE!

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, gostei muito. Foste certeiro, nessa tradução que muitas fezes buscamos sobre o nós, nessa pergunta sem resposta. Muito bem essa transcrição para o papel, desses momentos de análise que de abem não, nos cruzam as ideias.

Anónimo disse...

parece, que sou o único, que tem as condições todas, raios trinta, vos particem! Ontem. Asim, s não vamos lá. porra. Gandes Coirois, é isso que sois, p+ra, não vos chamar outra coisa. O Mundo está assim feito. Aquilo Que me aperta o peito, é saber, que não há melhor do que vós. Isso é que doi. A vida, não custa, o que custa, é saber, que a vida, deve ser a meias, e vós, pensais, que não. O vosso riso de satisfação, não resulta nem em em mim nem na minha falta de calma. Tengo lá camisa negra, sim, tengo lá camisa negra, por que negra és mi alma. è verdade. Mas eu tenho duas almas, e a minha alma incolor, "disme", Que o meu cota, disse, pra eu ser um bom rapaz. Sempre, Agora que julgo, que o bom rapaz, já lá vai, devo, ser boa pessoa, ou um gajo porreiro?

Anónimo disse...

Tengo la camisa negra, e pra mais, devo dizer, que esse tipo de camisa, deve ser usada sempre que nos de vontade assim, nos valha, a puta da ideia. Pois agora estou cheio de vontade, de me ir embora, por via da musica da RFM. Mas bem, Tengo aqui n cd's.

Anónimo disse...

A Rfm é boa companhia.

Anónimo disse...

Como não tenho mais nada para fazer, resolvi também vir para aqui aldeagar um pouco!
um olá para o pessoal e um obrigado para o Karraio e Changoto por manterem a conversa em dia.

Anónimo disse...

O pessoal como sempre é pouco, as almas, as vezes por bem, são muitas, e isso é bom. Falamos de almas na terra, pois só essas é que se podem somar.

Anónimo disse...

Se ele h´s coisas que dão a volta ao totiço, do C. pra mim ele há coisas.


a tinha ouivido muita coisa! Mas ouvir o xendro(a) a dizer ... como não tenho mais nada que fazer...

Não sabia da descoberta, dos livros não queimados em Alexendria. Ou será desfeitos em agua, ou isso foi a torre, ou eu acordo sempre tão aborrecida? eu! por favor já não quero mais. Ài eu at´e acho que já sei demais?

Anónimo disse...

Eu quando me aperta a molestia, do desinteresse, carrego nos essss e tento dormir, quaze nunca me saí mal nessa douta decisão. De rzzzonar.

Anónimo disse...

Sei quem sou, atão não. Conheco-me mesmo bem. Se entendo o mundo que é tão grande. Se o conheço se o quero conhecer? Deixa lá isso, conhece-te primeiro, o que é sabes de ti? Passas quanto tempo por dia a falar contigo? Duas horas? mentiroso sou eu e não minto tanto. Eu passo três. E tu? Pensa nisso é a única coisa que nos pode fazer ser melhor. E isso é toda a nossa vida, digo este dia todo. Todos estes nossos dias. Mesmo importante, é saber do último, não fomos diferentes, nem um pouquinho de nada diferentes! èpa. Sei que anda por ai gente que pensa, mais de meia hora por dia, julgo que isso é razoavel, como isto anda, é muito bom, assim sendo, até "hãmanha".

Anónimo disse...

è só pra dizer que que isto é tudo mentira, eu "normalmente", juro, não ressono! essa é que é essa.

Anónimo disse...

Só tenho pena, que os mirones, ,como alguem diz, deste deste blog, digo, sejam tão hipocritas, ao ponto de não terem coragem e ficarem sempre á espreita, como diz esta musica que estou a ouvir da Lena dÁgua, Nuclear não obrigado. Nunca me passou pela cabeça, que a tvi, vos pudesse dar tal destino. Vocezes eram a minha melhor equipa! Safa-se o pombo e mai dois ou três, nesta bondade, de Domingo. Como é que é possivel? Não sabeis o destino? TVI. Hoje não tenho pedal, mas não esperais pela demora, Que vergonha, gente tão promissora transformados em mirones, exactamente igual ao rem´edio da TVI que tomais todos os dias, que dependência mais vergonhosa, pra personalidades tão bem cuidadas no inicio e tão pormissoras! Que vergonha eu mais logo estar de ressaca e fosses a bailar nesse baile de estupidez e ignorñcia, que será o resto das vossa vidas, felizes com aquilo que Deus vos deu, mais aquilo que a tvi não vos deixou gozar, a vossa independência intelkectual! Sim quem descobrir mais erros, por metro quadrado, tem direito a um CD, julgo que é o compacto de, como é que é? à pois é "Morangos com açucar e castanhas no dia de todos os Santos"

Anónimo disse...

Calma, sabeis bem, alguns de vós, esses e essas, que na verdade, tudo é relativo, agora estou a ouvir trapezio sem rede, dos Toranja, parece que afinal, á pois já ninguem v~e as novelas da tvi, assim não brinco e pesso desculpa ao Blog, vou devolver o dinheiro do contrato, POIS TÀ CLARO, NA NÂO, o iva é convosco, certo, certo, Fico com o seguinte recado ou seja: ( Espero, pra ver se não tenho que me enervar )...Lavam-se os olhos negasse o beijo... Beijas os corpos no chão queimado... AI TIMOR ... Salgas os ventres que não tiveste... Da luz se faz uma lança em chamas... se outros calam cantemos nós...