quarta-feira, maio 03, 2006

Definitivamente

1.
Na sua última noite, Abril oferecia uma brisa suave e uma temperatura fresca de Primavera. Àquela hora, ligeiramente adiantada, o céu nocturno mostrava-se limpo e era dominado, no alto sul, pelo Leão, deixando já perceber uma ponta do Escorpião que havia de subir ainda mais um pouco. A Lua ia no segundo dia de crescente apresentando-se com um fiozinho de luz que apanhava a sua Antártida e crescia, pelo lado oriental, até um pouco mais acima do equador. Pareciam estar reunidas as condições propícias para um concerto de excelência e eu decidi que não o podia perder. Tomei o caminho da serra, em direcção à escuridão, fugindo às luzes e aos ruídos. Acomodei-me o melhor que pude, sentado no barroco e apurei os ouvidos. Por esta época, todas as noites, toda a noite, os concertantes mostram o que valem.
Contei 7, cada um na sua árvore, cada um no seu território, cada um com o seu trinado, cada um com a sua partitura, que nunca se repetia. Definitivamente, confirma-se que como o rouxinol, ninguém canta.


2.
O dia apresentou-se bem disposto de sol e de vento. Pouco habitual em dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso. À passagem pela Baságueda, parei um instante, só para observar como a água deslizava arrebitada mas serena. Saudei-a e segui para o cabeço onde o arraial fervilhava de vida, como em nenhum dos outros 364 dias do ano. Pelos campos ao redor, por entre azinheiras e estevas espraivam-se os novos burros . Não estavam engalanados com o branco e amarelo das giestas floridas, tão pouco de roxo do rosmaninho. Ao lado da tenda dos ipod’s, tamagoshi’s e leitores de mp3, vendiam-se cabrestos, albardas e cilhas. Ao lado da romaria, a feira, ou seria ao contrário? Definitivamente, a timidez da romaria cedeu à arrogância da feira.

14 comentários:

Joaquim Baptista disse...

As feiras nas romarias são uma tragédia. Por aqyui já não se diz que se vai à romaria, vai-se à feira da Senhora do Almurtão

Anónimo disse...

Ainda tens a capacidade de me surpreender...depois de todos estes anos!
É nestas composições poéticas que pensas quando o teu pensamento divaga e pareces ausente ou quando te refugias num qualquer cantinho sossegado?

Anónimo disse...

Antes de entrar em decomposição, tasse bem ainda agora chegei. Exactamente por isso, antes comentar a forma, vou directo ao conteúdo. Rouxinol, não sabia de tanto, porventura o meu melhor momento de filicidade neste Blog. Por duas vias, claro, a dessa sorte, já rara, por outro lado esses dotes, que Pessoa não conheceu. Estou a falar com aquela honestidade, que só alguns desdenham, juro. Parabens, Rouxinol.

Anónimo disse...

SE tens ligado, no dia das estrelas, eu estava cá Karraio. Tinhas levado o realejo, faziamos uma morna! Depois um abraço. Mentira, não estava, é verdade, não estava. Qualquer dia talvez tenha esses Sabados´e Domingos, talvez? Mas se estiveste lá, foste esperto, acho que fizeste bem, é sempre bom, renova a nossa alma não é? Ficamos com menos ligações, mais directos ao coração. UM OK PRA TI!

Anónimo disse...

O tempo passa, rapido, o destino espera paciente, nós, combatemos de forma apreendida, misturamos tudo, porque nos achamos doutos. Esquecemos-nos da vontade, isso é negociado, com o entendimento. Depois, já assinamos, então surge a troca, daquilo que se falou, pela versão, do último livro, depois, há aquele esforço, que não custa nada, mas parece final. Agora, vou mudar o Quê? A minha vida, sim a minha vida, mais "tinta" ou quarenta se deus quizer! Vale a pena, mudar o meu conformismo, pelo desconhecido, da minha vontade de mudar. Na verdade, não conheço nada de estável, nunca conheci a marie, não sei se me curava, nem nunca soube se o radio era um metal estável, pessoalmente gosto das musicas suaves dos metálica?=?

Anónimo disse...

Esta não é a lenda do rapaz das ovelhas e do lobo,( nada a ver com o meu amigo Lopus.) espero, graças a deus por enquanto. Logo agradeço calma e a preocupação de outros dias, é só um prec, pessoal. Pequenos retoques em curso.

Anónimo disse...

Tens razão, estava cá. Confundi, Domingo com feriado. Mas como leste nesses sete, fui embora da Rosa ás 09.30. Pois é. Acordado, sim, muitas horas, lá em baixo pra quê? na Rosa, PORRA, nem em espaços maiores, a rapaziada se entende, Rosa dá azo a uma proximidade, que eu não curto. Não é o meu geito, muito próximo, não gosto, quando são todos, até pode ser, mas sem granel, todos olhos nos olhos, mas isso eles não gostam, nem sequer se juntam, tem medo. Andam sempre á porrada. Por via do s ou do c ou do x, já não sei, aliás, já nunca digo quem é que tem razão! Foi a melhor opção. È assim! Nunca é comigo, mas não é isso, sabes como é! Fiz mal a alguem? Estava lá quem te desse musica, e agora queres conversa. Pois é meu amigo, eu entendo. Verdade. Agora entende este se achas que sim.

Anónimo disse...

Nós simples, mortais ou não, gajos de Cavalaria ou não, antes ou depois, de esquerda ou de direita, certo ou errado, estejam sempre atentos. NUnca se metam á toa no dentista. Eu ria dessa piada, tenho uma sobrinha a quatro meses, que vou tentar manter assim. Como ela é. Mas por favor Dentistas,Não...Não...NJão bem não é a dor. Será a "BRITCOM" talvez, bem tenho mais cinco consultas, no minimo. Mas pode dar-me a TRAVADINHA. Isto não tem interesse, estamos a falar de médicos, não de vendedores, mas pronto, não tenho medo da agulha, agora não se estique, pode dar-me a travadinha.$$ (tambem tenho medo da agulha), eles tomam vantagem, é sempre uma operação e ficas sempre com a cara mais baixa. Nunca me senti tão "inutel" como ontem. Juro. Boca aberta, parado, perna esticada, a conta no banco, a ficar quaze a zero! Ele há coisas.

Anónimo disse...

Quem estiver a ouvir RFM, a esta hora perdoa, vamos pro Club, pro CFL, 1988 0u 1999? e isso não é mau, não é crime, nem nada. É crime na verdade, porque as "promessas", não se cumprem ficamos velhos e velhas, e isso não é crime, È ANTICRIME. Espero eu muitos anos.

Anónimo disse...

Tenho porventura, 80% do Blog. Atento e eu é que sou convencido. 70% deste blog, seguia os morangos, não me entedem? Sol na eira chuva no nabal. Dizia o nosso. O teu tambem disse isso uma vez, FIXE! Eu nunca ouvi isso ao meu e tive tempo. Deve ter dito 30000 vezes, Eu ouvi á primeira como tu, mas no meu caso demorou a fazer efeito. Tu és uma sortuda ouviste á primeira. Nunca te esqueças! Quando for velhinho, vou te perguntar o que quer dizer, á bruta, não te errites, vou, fazer isso antes da bengala? Não sei se concordam? na versão masculina era antes da "Kalasnikove"?

Anónimo disse...

Foi com os olhos húmidos que li o texto do Lapaxeiro...
A propósito, e porque também sou mãe, aqui reproduzo a quadra que a minha garota me dedicou:
"Se eu fosse gente crescida
E soubesse falar bem
Num abraço te diria
Que te adoro, minha MÃE!"

Anónimo disse...

E já agora, deixo também um pequeno poema que o meu garoto também me dedicou no Dia da Mãe:
"Pelo teu amor
Pelo teu sorriso
Pela ta paciência
Pela tua bondade
Por tudo o que fazes por mim, Obrigado Mãe!"

Anónimo disse...

Aquilo que o Lapaxeiro diz, tem poesia, muita, na verdade toca e muito mesmo muito. Gabo essa qualidade. AS lágrimas do roxinol, mais as do protagonista, nem por isso. Espero ficar mesmo velho, pra ter que sentir a vossa TVI a tentar ser simpática. Passei os meus 35 anos a ouvir, é assim mesmo e tempo igual a teorizar sobre o tema, sempre na minha mais aproximada compaixão, eu e minha teoria do sentimento. Ele há coisas, que só se sentem na verdade, mesmo na verdade. No entanto, gostei muito e tambem fiquei com os olhos molhados, juro. Amigo lapaxeiro. Não se desdenha, nunca, por mais interessante que possa parecer. È mesmo tabu, acreditem em mim. Vós os dois estais perdoados, porque sois amigos do coração, só por isso. Vá atão.

Anónimo disse...

Aproveitem, hoje, esse sentimento, só vosso, depois os livros, as imagens, as frases, tudo se mistura sempre até o resto da nossa vida. Não é nem bom nem mau, apenas isso esse destino, permanentemente lá.