quinta-feira, novembro 23, 2006

A NOSSA FALA - LXXI - GANDULO

Muitas foram e continuarão a ser as definições de homem: desde o famoso animal racional de Aristóteles, até ao bípede de Platão que levou a que um cínico lhe apresentasse um galo depenado " aqui tens o animal bípede", e, depois, outras definições como o de animal emocional, como diz Goleman, mas de todas, se calhar, a mais repetida é a de que é um mamífero, da ordem dos primatas.
Tudo bem; mas o que hoje aqui vos quero trazer é mais que um mamífero: é o mamão. Aquele que anda sempre à mama, à babugem... Conhecei-lo? Há por aí muitos... olhai à vossa volta. Um terço dos que convosco lidam são roupa afinada desta. Verdadeiros mamões. Os Xendros metem nestes os gandulos: os que andam na gandulagem, não fazem nada, espreitam oportunidades, perdem toda a vergonha, vadiam quanto baste, mas, o certo é que não lhes falta nada. São uns artistas estes mamões.
Por natureza, os portugueses só trabalham um bocadinho hoje para ver se amanhã fazem menos ou, se possível, nada. É por isso que, proporcionalmente, de entre todos os países da Europa em que se aposta no euro-milhões, os portugueses ocupam a linha da frente.
Quando se pergunta a um apostador o que faria com tanta nota o que ouvimos? "Dava uma volta ao mundo, fazia uma casa com piscina e tudo, arranjava um bom bólide, arrumava as botas, dedicava-me ao remanso,..." Somos ou não uns madraços, uns mamões.O que queremos é andar na gandulagem.
Se eu fosse o bafejado - coisa improvável de todo porque, ao todo, participei apenas três vezes em listas de grande quantidade de apostadores num total de cinco euros, nem mais um cêntimo - se me saísse a mim, então podeis ter a certeza que eu continuaria a trabalhar normalmente - não sei não fazer nada -, havia de criar trabalho para muita gente, com salários dignos de seres humanos, e condições de trabalho em que daria prazer dar esforço. Podeis crer que seria assim...Gandulos é que não entrariam.
Só que não me sai e, portanto, o número de desempregados continua a aumentar assustadoramente. Se credes nalguma divindade, rezai-lhe para que interfira a favor dos números em que vou apostar dois euros para a semana e pode ser que sejais vós, leitores amigos, alguns dos que poderão vir a beneficiar destes meus sinceros intentos.
Vem-me à memória a história de dois amigos já encharcados de tinto e aguardente:« se eu fosse governo, dizia um, o litro do vinho só custava 5 cêntimos » e o outro «eu punha o copo de aguardente do tamanho dos do vinho e a 10 cêntimos»...Nisto caem e diz o primeiro:«ora porra, agora que o governo ia tão bem é que caíu». Riram os dois e melhor solução não haveria, digo eu.
Se agora vos deixasse aqui alguns nomes de mamões e gandulos, a lista seria tão grande que calejaria os dedos com que bato as teclas e vos cansaria com esse relambório. Assim deixo a lista à vossa completa liberdade de decisão e selecção.
Se me sair o euro milhões logo o sabereis, que eu, como pessoa educada e bem criada que sou, comprarei um minuto em cada uma das televisões de sinal aberto, e agradecerei o vosso gesto de terdes contribuído para o aumento do emprego em Portugal e para mais um pouco de menos dores de cabeça minhas, pois assim já não me irá sobrar mês e faltar dinheiro... Podeis ficar cientes disso...
Assim já ninguém tem o direito de me chamar gandulo.Isso nunca!
Deixo-vos o habitual XXXXXXXIIIIIIIIII GGGRRRRRRRAANNDDDEEEE.

6 comentários:

CanisLupusSignatus disse...

Cabondes deles... há-os praí!!!

Eu também gosto muito de jogar de ver em quando nos jogos de milhões!!!

Quando se joga por diversão então está bem!!! Agora há quem jogue com o intuito de diventar "gandulo"!

Pra esses, mas mesmo só pra esses, fica aqui um recado em forma de probabilidades:

se as contas não me enganam existem 76.275.360 chaves possíveis (no euro milhões). Portantos a probabilidade de acertar na chave vencedora (5 números e 2 estrelas) é de 1/76.275.360.

Tirem as vossas conclusões!!!

Anónimo disse...

Olha um matemático! Para a desgraça ser completa só falta ser informático ao mesmo tempo...
Eu disse informático, não gandulo, apesar de muita gente pensar que são sinónimos.
(eheheheh)

Anónimo disse...

Tens razão bacano, não há sentido. Não há sentido. Somos todos iguais. Todos uns cidadãos chupistas, sempre maus, chupistas inda por cima, na verdade sempre pagamos os "impostostos" todos. Na verdade eu que sou um mero aluno, desse senhor que eu chamo de Changoto, esse prof. Esse gajo que dedicou, todo o seu tempo, ao conhecimento e á aprendizagem, mormente ter esse dom, de saber transmitir, conhecimento de forma natural, por isso, sente essa revolta dentro de si. Não deve sentir digo eu? o processo de análise. Nem eu. Deve notar que não lhe vão fazer um teste de ADN. Mas é solidario com os colegas, neste desabafo. Eu enquanto aluno do Mestre, apenas digo, que o mestre já não admite muito mais pedidos de inscrição. Digo eu. Azar, se for é agora. Já não há Mestres deste tipo, plo menos no mercado negro.

Anónimo disse...

www.inexslb.blogspot.com -comentem.

Ass.:a filha do Lapacheiro

Anónimo disse...

O meu amigo Lapaxeiro, agora fez-me lembrar o italiano do Benfica (sô do Glorioso), Quando vem de uma lesão ou recuperação, joga sempre melhor, marca mais golos e é imprescindível á equipa, é na verdade meia equipa. Um OK pra ti.

Anónimo disse...

Os Americanos o quÊ. Meu deus, não gostas, dessa profissão maravilhosa. Queres trocar. Eu não invento koias, vendo Koias, já compraste. Sempre de borla. Eu estáva a ter os sonhos deles, se quizeres, a gruta, tipo numa hora, na lingua, que eu inventava, é jiro quantos mais melhor, eram prá i sete ou oito, paises diferentes, alguns profs. Pianistas, senhoras de idade, esse era o meu critério a idade, nesse que fosse a sétima, o destino era o mesmo, o geito, eu, como me enforcava, no dia em que me disse-sem o jeito, amargava, nessa ideia de eu. Depois, chegava a casa ás dez da noite sem jantar, dependendo da rfm ou tinha lágimas ou não, dependendo das amizades do café, ou falava dez minutos ou não. Depois veio este Blog. Pude, fazer tudo, felizmente mudaram pás canárias, (ouve algum) sossego. Mas na verdade uma Koia obriga a que se perda o control, tipo entrares em choque, com os teus valores, ou com a tua profissão, ou, a lei e tu, momento, momento, sentires, que sais da sala, porque tens os olhos molhados, gajo ou gaja, tem 18 anos, já não come há varios dias, já correu a europa toda, não digo mais. Já não quero. Talvez por isso, nada. Deixa-me dizer isto, nós somos todos uns papalves, porra... ou isso, sou um tretas sensivel, gostava tanto de ver. Agora, por exemplo, aquelas senas, gosto do s, da tv2, qual seja, sobre africa, sempre até ao, sempre a aprender de bouca aberta. Acham jiro, só isso. Ok, gostei da piada Chagoto. Tens que melhorar a treatealidade? fui eu que inventei a palavra, ou então tens que mudar de bedida, antes aconselhava, Jamson, agora é mais uma irlanda livre.