quinta-feira, novembro 24, 2005

A NOSSA FALA XXXVII - GIRALDINHA ou GERALDINHA

Riconho era maluco pelos Rolling Stones. Mas não só: adorava uma cantora francesa de nome Sheila.Uma senhora febra! Riconho não se cansava de olhar para a capa do disco onde ela aparecia em todo o esplendor dos seus cabelos negros compridos e uma pele morena de revirar os olhos. Riconho tentava cantar ao desafio com Sheila: Écoute ce disque /et il te dira/que l'amour existe/et je pense à toi./Écoute ce disque/et tu comprendras/que l'amour existe/car je pense à toi. De polaina na mão, enquanto afagava os aros de uma porta - Riconho é carpinteiro - o gira discos passava a Sheila e Riconho arramalhava no seu francês de orelha: Écoute ce disque...
Paralelo no apreço por Mick Jagger e Keith Richard, só mesmo o camarada Licas e Chibeto. Licas acima de todos com o indispensável: «I can get(no) satisfaction.»Impagável o prazer de ouvir Licas a cantar e a dançar este monumento musical. Havia outros artistas na aldeia que um dia poderão vir à liça...
Riconho tinha uma bicicleta que partilhava com 'o nosso Mário'. Aos Domingos um e outro rivalizavam no cabelo com Brylcream e cabelo à Elvis. Apareciam no adro por essas 11 horas. Aí começavam as histórias e a disputa pela liderança da conversa. Engraçado é que nessa altura se tratavam por VOCÊ:
«Cale-se, você é um abre-nó! Errar uma perdiz daquelas que quase lhe cagava na cabeça!!» dizia Riconho;' Nosso Mário não se ficava atrás:"Atão e você?! sentado no barroquinho do Rela, a lebre a dormir-lhe aos pés, armado em otário, vai lá com um gravato a enxotá-la, grita Hei!, manda-lhe dois foguetes e nada! se eu lá não estivesse para a ardulhar, você via-a mas é ir embora! você é um azelha!" Era um prazer apichá-los e nisso tanto eu como Coiote Pete éramos exímios. Era mesmo um gozo!
A malta juntava-se e era risada de arrebentar até ao santo sacrifício da saída da missa. Nessa altura miravam-se as 'chicas' e toca para o almoço.
Invariavelmente Riconho alugava o táxi do Fatela e ia para a giraldinha! (ou geraldinha)
Duma vez foi com toco jabão à Covilhã ver um filme com música dos Rolling Stones, feito num espectáculo ao vivo em Los Angeles e onde ocorreram alguns assassinatos. Tinham sido os Black Angels da segurança privada dos Stones... Riconho que teve que pagar o bilhete ao Tonho Fatela, Tôco, fora o táxi vem pior que estragado:" ganda porcaria de filme! nem uma puta de uma cena erótica, nem uma boa tranca de mulher".
Quase ia perdendo o gosto pelos Ralingstanes, como ele dizia. Pela Sheila é que ele nunca perdeu o gosto: Écoute ce disque....
Outra amiga da giraldinha era Maria Bila. Ia a tudo quanto era excursão: Sra do Incenso, Sra do Bom Sucesso, Santa Luzia, Senhora de Fátima, Santa Maria Adelaide, e o que mais houvesse, Nazaré, Óbidos ou Peniche, Viana do Castelo, Serra da Estrela, tudo. Queria ir sempre nos lugares da frente, e era engraçada quando se apresentava, toda equipada, para mais uma corrida uma viagem: saia comprida reluzente de nódoas, ensebada a ponto de ser impermeável e blusa de chita de manga comprida com três botões no punho, bem vincada, aí com umas quatro linhas de ferro de engomar, boné a preto e branco na pála, escurecido como fora de tanto o pôr e tirar, alpergatas espanholas, que permitiam vislumbrar uns tornozelos encardidos com samarras de negridão, impenetráveis a qualquer doença que pretendesse invadi-la de fora, bolsa de merenda que mais parecia alforge de besta e, claro, uma cabaça de vinho a tiracolo cruzada no ombro por um baraço cuja cor não aparece em nenhum catálogo cromático. Um verdadeiro asseio, esta ti Maribila.
À hora de comer lá puxava ela da sua bolsa e depois de abrir o nagalho que a fechava, metia a mão e sacava-a com um bolo de leite, um pastel de bacalhau, três ou quatro azeitonas, uma talhadita de queijo, punha tudo no colo da saia e: "Eh! cachopos e cachopas, querendens provar da mnha merenda?" Logo uma a repreendia:«rais ta parta Maria. Atão tu misturas tudo dentro da bolsa? olha pra isso,tudo misturado umas coisas com as outras! Aí é que está um preparo! rais ta partissem.» e ela: «Atão?! Cá dentro não há prateleiras, cá fora escusa de as haver» e Eu: "MAINADA"!
Era trabalhada para voltinha esta ti Maribila. Pouco faltava para quase andar tanto na giraldinha como o nosso Riconho.
O pai, o ti Domingos, já desdentado com o queixal de baixo quase a comer o nariz, tanoeiro, punha aduela em pipo, martelava aro, compunha tampo, estancava fenda, bem lhe dizia: «eu no sei que vida há-de ser a tua ...sempre na giraldinha...

10 comentários:

Anónimo disse...

De vez em quando os xendros tinham destas coisas. Lembro-me do Licas ter um conjunto musical(?), onde um dos temas era o "Zé d'Alcofa", talvez este escriva se lembre da história, o que era bom sempre relembrar.

karraio disse...

A propósito dos Stones e do Licas, creio ser oportuno contar aqui um episódio:
Havia boneca de S. João no pátio do CFL, animação a cargo dos Platinium (Quim gago, Quim da mata, Tonho de moral e João carapinha), meus companheiros de Castelo Branco. Seguramente à conta dessa ligação, e provavelmente por via dos etílicos já ingeridos, senti-me à vontade para subir ao palco e acompanhá-los no "I can get (no) satisfaction". Eu e, obviamente, o camarada Licas, que apesar de corrigido mais de 38 vezes, insistia em cantar um som parecido com "kingetnou".
A coisa correu... enfim, como tinha de correr nas circunstâncias. Finda a actuação, houve um observador atento que se nos chega e diz: "vós podieis criar um grupo chamado PARALELOS DO RITMO. Bom nome esse, disse eu. "Pois!", continuou o outro, "nunca vos encontrais..."

Anónimo disse...

...e o Fernando Francês, lembram-se?

Anónimo disse...

Não sendo xendro, e, vejam só o que consegui desen"cantar" sobre o meu amigo Licas. Ainda há muitas outras histórias que poderiam aqui encantar. Força Lapaxeiro. Cá continuo à espera das mais belas peripécias das gentes dessa aldeia.

Anónimo disse...

Procura-se o Pratitamem! Pedem-se inculcas a quem souber do seu paradeiro.

Anónimo disse...

EU estou aqui e eu estou aqui, estou aqui e eu estou aqui, estou aqui e eu estou aqui. O Licas é bem melhor. Desculpem mas não tem sido possivel, problema existencial em fase de resolução. Agradeço o carinho, logo que possível, faço-me á estrada. continuo a ler com o apetite de sempre ou seja esfomeado.

Anónimo disse...

Empata, gente, fundamentalista, na relegião, inventor, nas horas vagas, novamente fundamentalista, podia ser amigo do salazar, ou do estaline, tecnicamente é bom, não sabe viver em democracia. Falo de ti. Tu és o exemplo do mundo que, sou eu, que não quer perder a conversa sobre tecnologia. como hoje ficou patente neste "blackout", fui eu que inventou.

Anónimo disse...

Isso é terrivel, soa a revolução, soua a u, cheira mal, não há blog 24X24, mas eu que nunca me calo e vou votar noutro, acho isto terrivel. Nunca gostei dessa engenheiria, tão pimba, tão tolinha. Falo de um tontinho, que não, diz, que já foi, contra o estado de direito, que já tem vários crimes no cadastro. Pára, muda de vida.

Anónimo disse...

O poder é nosso, dominamos algo e issso é qua só nosso e isso é tão bom. Quaze que famos fazer fisica quantica, quase que somos osa os maiores, tão triste, tão pessoal, estou tão farto do espelho, que não fala comigo, porrra, sou tão bom, e não me bátem, palmas.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!