domingo, outubro 23, 2005

A NOSSA FALA XXXIV - ENGONÇO

Agora namora-se às claras. Dantes, nem pensar! O arrastamento da asa era coisa, não raro, tumultuosa: ele era o recado ao ouvido no baile da garagem do Cavalheiro, o encontro furtivo no chafariz, a piscadela de olho à saída da missa do dia, aos domingos, as combinações em carta metida no meio de livros de uma amiga confidente e concordante, um piropo recatado, mas com alguma provocação, o fazer parte do mesmo rancho no tempo da colheita da azeitona, alguns bailes particulares na garagem ou loja de uma que tivesse os pais em França e assim não haver empanques, algum magusto na encosta da serra ali para os lados do João Ratão e da Carochinha, enfim...que sei eu?

A oficialização do namoro ocorria quando o senhor prior lia os banhos do alto do altar: " D. Maria Cândida Peixota, filha de uma burra e neta de uma porca, quer contrair matrimónio com o senhor João Feijão, filho dum burro e neto dum cão. Se alguém souber de algum impedimento contra este dois animais, um leva a albarda outro leva os atafais, e é para esses que eu falo, deve declará-lo com juramento" .

Os menos atingidos pela pobreza compravam os banhos (ou pregões) e esses só tinham os editais colados com farinha amassada na porta da igreja, antes do guarda-vento. Tempos!

As primeiras amostras públicas do par de namorados, ele com uma camisa branca TV, com os punhos virados e colarinho de palmo, em bico pronunciado, um colete justo onde brilhava uma corrente que segurava no bolso pequenino um relógio marca Comboio e ela de casaco e saia beges, camisa de lantejoulas, meias de vidro cor creme e sapato também ele pardo, só depois da benção paterna. Era vê-los - estrada abaixo, estrada acima, ela com os braços cruzados, um olhar de soslaio de vez em quando e ele, corta unhas marca Trim, made in USA, girando freneticamente em torno do indicador, preso como estava a uma pequenina corrente de bolinhas e a outra mão no bolso. O sapato reluzia - . De mão dada só quando iam a casa dos padrinhos a levar o arroz doce e uma bandeja com bolos de leite, esquecidos, borrachões e uns cascuréis (=coscorões), para além de umas cavacas e um bolo de buraco, de noz ou amêndoa, não raro ainda quentinho,já quase em vésperas de casamento. Nessa altura já iam ao lusco fusco sem guarda nupcial (irmã ou irmão mais novo da noiva) e, claro, ao virar da esquina ele puxava-a e, PIMBA! espetava-lhe uma beijoca na cara. «Vê se tens modos», dizia ela.

Antes deste ponto, porém, tinha havido o clássico pedido: "ao que venho, venho, oh! que digo, digo, venho dizer à menina, se quer casar comigo". Era assim. A mãe dela era a primeira a saber das intenções do magarefe e preparava o pai: "Ó Chico, olha ca nossa Rosa quer cá trazer o Tonho da sarmaga; parece que o cachopo lhe falou bem e ela não está fora. Vê lá tu quando é que ela to pode cá trazer". E o pai «já tiraste inculcas do moço? Ele não é filho além do Faz Nada?» E a mãe: "Faz nada, não, que tem oito filhos!" E o pai: «A modos que ainda comem lá em casa em mesa de engonço e se alumeiam a candeeiro de sessenta luzes! A ti Catrina, a mãe, coitada, nunca tem nada para pôr na mesa que o Faz Nada não lhe dá troco. Tira lá isso a limpo e depois diz que pode cá vir aí no sábado à noite.» (Esclareça-se desde já: a mesa de engonço eram os joelhos e o candeeiro de sessenta luzes era uma pinha acesa).

Lá apareceu o Tonho. Bateu à porta. "Entre quem é". Descobriu-se o Tonho,subiu para a soleira da porta, uma mão no peito e a outra a segurar o chapéu: «Vossemocê dá-me licença, ti Chico? Boa Noite nos dê Deus! « "Entra lá Tonho. Podes pôr o chapéu na cabeça que o telhado não tem cocas» "Com sua licença. " «Senta-te aí nesse trapesso enquanto eu vou por uma pchorra de vinho. Não me demoro nada»

Entretanto Ti Deolinda e a Rosa chegaram. 'Boa noite' ! disseram quase em uníssono.

Tonho olhava de soslaio a Rosa, a mãe interpôs-se entre ambos, o silêncio era cemiterial.

Ti Chico surge da loja com o vinho: «Parece que meto medo! Tudo tão calado. Eh! cachopa, chega aqui dois copos e põe aí uma azeitonas, ao menos.»

A Rosa adiantou-se: "sabe, pai eu e o Tonho"...; «És tu que o pedes a ele ou é ele a ti?» Aí o Tonho afoitou-se: «Pois é, ti Chico, eu gosto da sua Rosa e, a meu ver , ela gosta de mim. Se Vossemocê não vê mal nisso eu queria-a namorar!» " Toma tento no que te digo: só tenho esta filha. Quando ela nasceu eu já sabia que não podia ficar com ela. Se ela quer ir contigo que vá, mas se algum dia a tratares mal ou a enganares e eu souber, é melhor desapareceres pra sítio onde nem o diabo te encontre. Entendeste? " «Sim senhor, ti Chico. Fique vossemocê descansado. !» "Bom: namoras às quartas e aos sábados, aqui em casa, à noite, até serem horas de cama e aos Domingos podeis passear por sítios onde toda a gente vos veja, que eu não quero cá maledicências." « Sim senhor ti Chico!»

"Bebe o copo, anda! " Tonho tremia... deu um golo no copo.

«Eu sei que sou mais pobre, já acabei a tropa e vou outra vez pra marcenaria a ver se arranjo uns patacos...»

«Isso é bom! Com o tempo logo se vê. Eu ódepoi logo vejo se merece a pena ajudar-te. Primeiro tens que saber o que custa a vida. Eu vou-me à cama. A Deolinda quando entender que vá lá a ter!»

E foi assim.

A casa da Rosa já tinha luz eléctrica. Estavam a pensar comprar uma televisão. O Tonho já a tinha visto na tropa. A Rosa fora um dia à casa do Chico Sarapião, regedor ao tempo, e toda a noite sonhou com aquilo: os retratos mexiam-se, iam e vinham, falavam como as pessoas, até parecia que era verdade!

Aquilo sim , ruminava o Tonho! não há cinza e não é preciso estar sempre a mudar de pinha como lá na casa da mãe. Não era preciso atear a ala nem acender pavio com palito feito de esteva seca, quando, às vezes, se acendia a candeia de petróleo. E a mais, não cheirava! Dizia de si para si : «ele há coisas dum filho da puta!»

Mais espantado ficou ainda quando a Rosa se levantou e foi buscar um gravador de fita: um FIDELITY, rebobinou a fita com a patilha, pressionou a alavanca de início, e, baixinho, que o ti Chico já ressonava, começaram a ouvir Joselito em : el pequeño roxinol. O Tonho não queria crer! Levantou-se a remirar.

«Ó Rosa vê lá se o teu pai ao Domingo precisar de ajuda lá na fazenda, eu não sei muito, mas vou-o a ajudar.» " Eu precuro-lhe," disse a Rosa.

Pouco mais disseram. Ali estavam a ouvir a música, a ver o lume, essa companhia muda, a olharem-se, lá sorriam um para o outro, estalava-lhes o coração, a ti Deolinda escabeceava, mas um estalo da lenha de pinho acordou-a e pronto!

«Vá, por hoje chega! vamos à deita.»

O Tonho deu as boas noites, uma manzada à Rosa e aí vem: 'Até têm uma mesa de vidro com um pé ao meio! E cadeiras de encosto! Assim não é preciso a gente estar curvada de cabeça para baixo para levar a comida da mesa de engonço até à boca. Se calhar também não comem só caldo de couves como lá na casa da minha mãe. Bem se lembrava ele da história que o abrutalhado do pai quase sempre contava: "Ó Arnaldo, queres caldo? Não que me escaldo! Eu antes queria pão, mas como o como se não mo dão?"

Eu não sabia que era assim a casa da Rosa!

O amor não aumentou, porque já não podia ser mais.

Nessa noite o Tonho, quando se espojou na enxerga de palha de milho, jurou:' Quando eu me casar com a Rosa já hei-de ter uma mesa de castanho com quatro patas e seis cadeiras de encosto e um espelho para pôr na parede! Rais ma partam se não hei-de. Não hadem fazer mangação de mim. E a canalha que eu tiver nunca há-de comer só caldo e menos ainda na mesa de engonço. Se não tiver luz eléctrica hei-de arranjar um petromax que até de noite se hadem ver as espinhas ao peixe miúdo. Olarila!

Dormiu-se assim !

11 comentários:

Anónimo disse...

olarila!

Anónimo disse...

Numa velha fotografia, no álbum de família, estavam dois jovens bem parecidos em pausa de retrato. Não reconheci logo quem eram porque a fotografia, a preto e branco, já estava um pouco desgastada pelo tempo e fora tirada de longe. Estavam um ao pé do outro, hirtos e sérios. Ela trajava um fato de casaco e saia, em tons escuros, e uma blusa bordada branca. Ele, um fato preto com chapéu e camiseiro branco. Era o ano de 1956, mais precisamente no dia 29 de Novembro. Poderia ter sido um retrato qualquer, tirado num dia qualquer, mas não: fora o dia do seu casamento. O dia mais feliz das suas vidas. Desse matrimónio nasceram cinco filhos, o primogénito não vencera. O mais novo rebento está agora teclando este pequeno texto. A curiosidade sempre foi um dos meus pecados naturais e interroguei os meus pais acerca desse retrato tão sério para um dia supostamente de alegria e festa, e surpreendeu-me a resposta. Não houvera festança porque as posses eram poucas, apenas foram convidados os padrinhos e dois ou três familiares. As demonstrações de afecto, em público, não eram bem vistas, daí a postura impessoal da foto. E a fase do namoro tinha sido longa, vigiada e respeitosa dos bons costumes. Nada de beijos na boca, nem de encontros a dois. Havia sempre um mano ou mana nas proximidades, não fosse o caso de um se querer “alargar”! O maior contacto físico estabelecera-se aquando os bailaricos na lameira, onde se davam as mãos e se podia enlaçar a cintura das meninas.
“-Agora era uma “pouca vergonha”, por isso é que os casamentos não duravam. Antes havia respeito, os rapazes é que corriam atrás das moiçolas e se se conseguisse roubar um beijo, era uma sorte. Por isso é que se namoriscavam duas ou três ao mesmo tempo, escolhidas a dedo, claro e durante anos (por vezes), e a mais séria é que era a feliz contemplada para casar”.
Fiquei Pasmo! “Conquentão” a minha mãe não tinha sido a única namorada do meu pai, mas sim a mais séria!!!” Há lá coisas!!! E eu que pensava que tinha sido amor à primeira vista...é que quase cinquenta anos de casamento requeriam muito amor inicial, muita confiança e amizade!!!
Pois, hoje puderia ser o rebento da Ti Mari da Luz em vez de ser o rebento da Ti Lurdes!!! E só porque a minha mãe se fez de difícil com o meu pai é que este a escolheu!!! Vai lá vai! Assim sendo dentro destes moldes, hoje em dia ninguém casava. É que o pudor não é propriamente a qualidade mais procurada numa mocita hoje em dia, nem a “pureza” da dita cuja!!! Lá está: os tempos mudam...as moças são outras...e já era o tempo onde se namorava à janela, se trocavam lenços como forma de compromissos e se recitavam os seguintes versos:
“ O lenço que tu me deste
trago-o no meu seio,
com medo que desconfiem
donde este lenço me veio.
As letras que lá bordaste,
são feitas do meu cabelo;
por mais que eu o veja ou reveja,
nunca me farto de vê-lo.
De noite dorme comigo,
de dia trago-o no seio,
com medo que os outros saibam
donde este lenço me veio.”
(José Simões Dias- Peninsulares)

Olarila!!!Mai Nada!!!!

Anónimo disse...

Sinto pena de não ter o bidé, junto a mim, o Chico nunca mais se resolve, está tudo casado, neste Blog, ou tudo á espera da paixão! Ou tudo a pensar na vida. Só pode, digam lá como é isso pra gente ouvir. Porra parece sempre tão lindo. Mas não é muito complicado, fazer tradução, em Português, Impossivel. Numa das cinco não me importava. Gostava de ouvir alguem do Clero a falar sobre o casamento, mas como não consigo, vou-me "armar" em parvo ou seja vou fazer de mim proprio, sem acento. Mas é que é já a seguir.

Anónimo disse...

Não tenho nada contra o Clero, mas estes "pseudo eclesiásticos", fazem-me rir. Qual xeque-mate do bispo ao rei, em tabuleiro de xadrez.

Lembro-me daquele anúncio, de uma operadora de comunicações móveis. O esquisito insecto apenas dura vinte e quatro horas. Fazendo uma analogia simples, também eu vislumbro algo parecido.

Entra a fazer Zum Zum e a zumbir, dá duas ou três ferroadas, com a autoridade que ninguém lhe reconhece, pois nada mostrou, nada provou, nada deixou a não ser uma exigua quantidade de veneno, que espalha com a dantesca convicção de que o intelectualmente correcto é mesmo partir a cabeça ao pratitamem (como se tal fosse possivel). Depois como o insecto do anúncio, dilui-se no próprio veneno e nunca mais ninguém o vê!

Ò meu Deus porque me fizeste tão belo, mas tão fugaz.

Anónimo disse...

Poi.

Anónimo disse...

À volta do enamoramento e do namoro serpenteia hoje um vocabulário muito próprio, um código que todos os adolescentes conhecem. E mesmo antes de chegarem à adolescência. "Andar com", "curtir", "amizade colorida" e outras expressões semelhantes constituem o léxico dos relacionamentos mais ou menos afectivos. Eu, que sou da geração do "namorar", tenho ás vezes dificuldade em reconhecer as expressões usadas pelos mais jovens, e o seu significado. Como diz o meu filho: "És mesmo daa!" Algumas das expressões que conheço foi com ele que as aprendi. Qualquer dia, quando também os meus filhos começarem a cultivar amizades coloridas e a curtir, não terei outro remédio senão manter-me actualizada. E se o quisesse fazer já hoje, bastaria ver os "Morangos com Açucar", mas prefiro ver o "Noddy".

Anónimo disse...

Aleluia Angarela, o bom filho a casa torna, bem vindo/a. Morangos com açúcar também só na tacinha, agora amizade colorida fez-me rir não conhecia, soa a namoro multiracial, mas pelos vistos não é. Em qualquer dos casos prefiro as novelas de K.C. e companhia aos morangos.

O Noddy também curto, o Jóta Pê, curte bué

Anónimo disse...

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer"

> A Análise do poema de uma aluna de 16 anos, Maria Moraes da Escola da Rinchoa (Portugal) foi a seguinte:

"Ah Camões!
Se vivesses hoje em dia
Tomavas uns anti-piréticos
Uns quantos analgésicos
E Prozac para a depressão
Compravas um computador
Consultavas a página do Murcon
E descobririas
Que essas dores que sentias
Esses calores que te abrasavam
Essas mudanças de humor repentinas
Esses desatinos sem nexo
Não eram feridas de amor
Mas somente falta de sexo."

Anónimo disse...

Já me tinha perguntado pelo sentido de humor á Lapaxeiro. Afinal anda ai. Pega na rapaqueca, dribla uma, duas vezes e Goool. Mai nada.

Anónimo disse...

Rapaz solteiro na casa dos trinta, bem parecido, meigo e com sentido de humor, com casa, carro e vida profissional estável. Procura corresponder-se para assunto sério, com senhora solteira, divorciada ou viúva, com idade entre os vinte cinco e quarenta anos.

P.S: Possui casa e cozinha totalmente equipada, com mesa redonda em madeira exótica.

Anónimo disse...

Ná O Lapaxeiro, isto já é a segunda fase, da solução final.