Por cortesia de 2 comentadores, a quem agradeço a gentileza, fui encaminhado para alguns links interessantes.
O primeiro fornece informações sobre a freguesia do Vale e da Sinhora da Póva, aqui .
O segundo encaminha para este site.
Presumindo autorização tácita, reproduzo o comentário deste último:
"existe algum estandarte igual ao mencionado no link acima? e de onde raio aparece a felosa? e ja agora sabe V Exª quem teve intervenção na elaboraçao deste brasão?Obrigado"
O Brasão e Bandeira de Aldeia do Bispo são efectivamente os que são mostrados no site e que, conforme indicado, foi objecto de publicação no Diário da República, III série, de 30/07/2002. O processo que conduziu à sua aprovação foi iniciado, creio, em 1998/99, pela Junta de Freguesia da altura. Tratando-se de um processo moroso que passa, entre outras, pelas fases de apreciação e parecer da Comissão de Heráldica e depois pela sua "ratificação" em Assembleia de Freguesia, compreende-se que só em Julho de 2002 é que venha a ser publicado. Considerando a necessidade do parecer prévio da Comissão de Heráldica, que procede a um aturado estudo da adequação, significado e exclusividade das cores e simbolos propostos, deduz-se que todos os brasões ou estandartes são exclusivos, isto é, não existe nenhum igual. A felosa aparece por referência à designação por que são conhecidos os naturais de Aldeia do Bispo: Xendros, presumivelmente um passarinho, presumivelmente uma felosa.
11 comentários:
obrigado pela sua tão brilhante e esclarecida explicação ..Só espero agora que alguem trate de mandar elaborar um guião ou bandeira com o brasão para divulgação á população Xendra. E que depois este seja hasteado ou transportado com orgulho em dias de festa rija...MAINADA!!
http://www.wandeleninportugal
.info/foto_basagueda_groot.htm
Uma imagem que cheira a rosmaninho!!!!
Eu cá aconselhava uma visitinha ao
www.carvalhadas-on-line.blogspot.com/
assim só como
passeio higienico !!!
Já que estão na onde de troca se Sites interessantes eu envio o seguinte “cardápio “:
http://www.tendencia.cc/ - o pai de todos os sites
http://www.estranhomasverdade.com/primeira.php coisas para rir
http://www.vidaslusofonas.pt/ - Para os poetas
http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth ver a terra por satelite online ..
http://www.viamichelin.com/viamichelin/gbr/tpl/hme/MaHomePage.htm
http://www.cdcovers.cc/ - para os que copiam coisas no net
http://www.filologia.org.br/revista/artigo/4(12)54-76.html resmas de proverbios
http://www.ogrish.com/ - Para os que gostam do macabro, bizarro e sangue
divirtammmmmmm-se ...no mê tempo na havia esta merda catano ...andava tudo às agudias ....já agora Mestre do Blog dedika uma texto às "agúdias" e aos "custís" !!!!
Kadamonho ...um texto não..ololl ..umas palavrinhas só para matar a saudade ...PLeaseeeeeeeeeeeeeee
http://curlygirl2.no.sapo.pt/felosamusical.jpg
ó Tó !!!! traz aí a puta da flauber qu ´ta atras da arca !!!
Esta malta não tem respeito pela natureza ..ele é coelhos, lebres e javalis, pardais ,melros e tentilhões ..tudo quanto em asa leva tiro tudo quanto tem patas leva chumbo ...DASSSSS!!!!!
Não sabia que o Bacano, agora era "paroco" (com pontuação), mas é verdade que uma vez, ouvi dizer que por altura da cadequese, chegou a ser saque'estão!
Ó alma do diabo, o Tónho Maranhão não era Cuco. Era Xendro, porra!E até achava bem que figurasse no "trapo" de Aldeia do Bispo.
Bora fazer a sugestão à Junta...
Tónho M Cuco/Xendro?, não teimo nem aposto. Vou investigar. Apenas dúvida metódica e aqui o "disco" depois dos 40 já tem zonas de difícil acesso. Esquecendo alegoria de figurar no "trapo", apenas porque os mangas de alpaca não vão nisso.
A a malta que lhe ouviu contar histórias de milhares de quilómetros calcorreados,enquanto comia uma "sopa" à soleira de uma porta é que devia exigir um nome de uma Rua ou uma estátua/escultura (Bornal ao ombro, caminhando da cajado na mão, com santas, gajas e figuras de BD presas por alfinetes à lapela do casaco). UM ESPECTÁCULO!
ISTO É QU'ERA TABACO!
NÃO SUGERIA À JUNTA. EXIGIA!
Acho que o xendro não é um pássaro mas o nome vem de uma planta. O endro.
Enviar um comentário